O Etias para brasileiros viajarem para Noruega é a nova regra para viajantes que pretendem passar até 90 dias nesse país. Sendo assim, a partir de 2021 você deverá providenciar esse documento antes mesmo de embarcar para o destino norueguês! Confira aqui mais informações!

Com cerca de 20 mil turistas brasileiros que visitaram o país europeu, a Noruega é uma das nações mais ricas do mundo. Ela atrai viajantes de todos os lugares por oferecer deslumbrantes paisagens de tirar o fôlego. 

Ao viajar para esse destino turístico, você encontrará montanhas, campos verdejantes e seus formosos fiordes (grandes vales inundados por águas entre as montanhas) que são peculiaridades no país! 

Assim, ele se destaca dentre os países europeus ao permitir que o viajante brasileiro desfrute de momentos incríveis. E se você pretende passar as suas próximas férias ou ter uma viagem a dois, ele é uma excelente opção de viagem. 

A vantagem de você viajar até lá é que não há necessidade de visto brasileiro. Sendo assim, ele é um dos países que faz parte do Espaço Schengen, um acordo que permite a livre circulação de  pessoas por até 90 dias (3 meses). 

No entanto, a partir de 2023, haverá uma nova regra para imigração que atualmente não existe. Desse modo, você deverá possuir um documento de autorização para viajar até a Noruega, a qual se  chama ETIAS – Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem. 

Com ele, você poderá circular pelo país como turista brasileiro por até 90 dias em cada território e em um período de 6 meses. Então, além do passaporte ser obrigatório, esse Etias também será!

Conheça como ele funcionará, quais as regras que os brasileiros precisarão cumprir, requisitos para a sua aquisição, além de outros detalhes. Confira abaixo e tire as suas dúvidas!

Etias para brasileiros viajarem para Noruega – Porquê a obrigatoriedade?

Nos últimos anos, a Europa tem sido alvo de terroristas que se aproveitaram da liberdade de ir e vir para cometerem qualquer tipo de violência, inclusive, terrorismo. Com isso, a Comissão Européia – CE tomou medidas de segurança ao criar o Etias para que isso seja, no mínimo, reduzido. 

No seu discurso sobre o estado da União de 2016, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou o seguinte:

“ Precisamos saber quem está cruzando nossas fronteiras. Dessa forma, saberemos quem está viajando para a Europa antes mesmo de chegar aqui”

Então, a obrigatoriedade dessa autorização objetiva aumentar a segurança entre os países membros do acordo Schengen. E, por meio dessa iniciativa, proporcionar um ambiente mais seguro, agradável e confiante entre os viajantes brasileiros, os noruegueses e os estrangeiros. 

Por fim, espera-se que ele possa bloquear ações que venham a prejudicar o país norueguês e toda região européia.

Etias para brasileiros viajarem para Noruega – Requisitos exigidos 

O Etias é um sistema eletrônico que será disponibilizado a partir de 2021. Assim, você acessará o site oficial e se inscreverá conforme as regras exigidas pelo CE – Comissão Européia. Para obter essa autorização de viagem é necessário cumprir os requisitos exigidos, os quais são:

  • Possuir um passaporte válido por até 3 (três) meses depois da data pretendida
  • Ter disponível um saldo em seu cartão de crédito ou débito para pagamento da taxa Etias
  • Fornecer um endereço de e-mail válido para que seja aprovado o seu pedido Etias 

Após a análise da sua solicitação, a resposta se positivo ou negativo será informado em seu e-mail. Por isso, fique atento a qualquer comunicação em sua caixa de entrada. 

Etias para brasileiros viajarem para Noruega – Taxas, inscrição

Para obter o Etias será imprescindível pagar a taxa de aquisição desse documento de autorização. Desse modo, esse cadastro online custará em torno de uns 7 euros, o que equivale a R$ 33,00. Porém, aos menores de 18 anos, eles estarão isentos desse pagamento da taxa. 

Então, você se inscreverá ao preencher o formulário online com o seu nome completo e também inserir estas informações:

  • Data e local onde nasceu, endereço atual, dados dos seus pais, passaporte e demais detalhes descritos nele
  • Responderá a perguntas para medida de conhecer o viajante, tais como: histórico de emprego e viagens a Europa bem como a Noruega, histórico criminal, informações de segurança, terrorismo, tráfico de órgãos, uso de drogas etc

Pode ser que as autoridades responsáveis venham a solicitar informações ou documentos adicionais. Nesse caso, será concedido um prazo de 96 horas para apresentá-los. 

E a resposta sobre a decisão, se positiva ou negativa, será de até 4 semanas. Caso o seu pedido seja negado, então, poderá recorrer! 

Qualquer dado falso ou que omita a veracidade do que foi informado pode acarretar na negação do Etias. E, consequentemente, será impossibilitado de entrar na Noruega. Por essa razão, certifique-se de fornecer informações verdadeiras. 

Etias para brasileiros viajarem para Noruega – Como adquirir?

Para você adquirir esse Etias para viajar a Noruega é preciso que acesse o site oficial fornecido pela CE – Comissão Européia. Assim, ele estará disponível 24h por dia, nos 7 dias da semana. 

Por ser um formulário online que você terá que preencher, então, ele durará em torno de 10 minutos. Muito mais rápido, fácil e simples, não é mesmo? Um documento sem tanta burocracia visando também a facilitar a vida do turista e viajante brasileiro. 

O Etias estará disponível a partir de 2023, o que também será fornecido o endereço eletrônico para você realizar a inscrição. No momento, é só aguardar até que esse período chegue para, então, se inscrever e adquiri-lo!

Etias para brasileiros viajarem para Noruega – Informações adicionais!

Para informações adicionais, leia abaixo:

  • 62 países terão que obter a autorização Etias e não apenas o Brasil
  • O Etias terá validade de 3 (três) anos 
  • Caso você tenha um visto Schengen para entrar na Noruega, não há necessidade de obter esse Etias
  • O Etias não é um visto, apesar de o denominarem assim para facilitar a compreensão de sua importância. No entanto, ele é uma autorização de viagem para a entrada legal na Noruega e demais países do Schengen
  • O período total no espaço Schengen com o Etias é de 180 dias, mas em cada região não deverá ultrapassar o período de 90 dias 

Como lido, o Etias veio para assegurar que todo cidadão brasileiro tenha segurança na fronteira e em todo o território norueguês e europeu. Assim, espera-se que traga benefícios para todos!

Caso queira comentar algo a respeito, fique a vontade! E, se desejar, compartilhe com os seus amigos e familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui