Com ou sem acordo depois do Brexit, saída do Reino Unido da União Européia, os passaportes britânicos receberão novo design. Além de não citar a UE na parte superior do passaporte, eles serão emitidos todos azuis a partir de 2020. Saiba de mais informações e detalhes!

Após o Brexit, os novos passaportes britânicos irão receber cara nova. Isso porque devido a saída do Reino Unido da União Européia – UE, as autoridades britânicas decidiram retirar a nomenclatura que o identificava como membro em seus passaportes.

Além de trazer essa mudança no setor de turismo e viagens, o Brexit afetará outros setores como a economia, comércio, exportação etc. Ainda não há previsão de como isso ficará, mas haverá algum tipo de impacto, tanto positivo quanto negativo.

Agora, já em relação aos passaportes britânicos existem alguns questionamentos e polêmicas em torno desse assunto. Então, leia a seguir quais são eles e fique informado de quais mudanças serão implementadas. 

Novos passaportes britânicos 

As autoridades governamentais do Reino Unido contrataram a Gemalto UK Ltda para fabricar e personalizar os novos passaportes britânicos. Ela é uma empresa franco-holandesa de grande destaque no mundo e tem sido uma das melhores nesse ramo. 

A Gemalto, com sede em Paris e fábrica em Fareham, disse estar ciente dos relatórios sobre o contrato para produzir o novo passaporte britânico.

Apesar da tomada de decisão em terceirizar a produção de passaporte, mas essa proposta causou polêmica. Isso devido a alguns motivos como deixar esse encargo a uma empresa estrangeira e o retorno do passaporte na cor azul e dourada a partir de outubro de 2019.   

Segundo o ex-ministro do gabinete do Brexit, Priti Patel, a decisão de entregar o novo contrato a uma empresa estrangeira é “vergonhosa” e “perversa”. 

Já o porta-voz do Brexit dos Democratas Liberais, Tom Brake, disse que a “saga do passaporte azul” estava se tornando uma farsa. 

E continua…”Primeiro, foi estabelecido que não precisávamos sair da UE para ter passaportes azuis. Agora fomos informados que os passaportes serão impressos por uma empresa estrangeira”.

Duas etapas para os novos passaportes britânicos

Conforme a decisão do governo, a emissão dos novos passaportes britânicos ocorrerão em duas etapas. A primeira já aconteceu desde março de 2019 que estão sendo emitidos; e a segunda acontecerá no fim deste ano.

1 – Passaportes britânicos a partir de março de 2019

Desde o dia 30 de março de 2019, os novos passaportes britânicos estão sendo emitidos na cor borgonha/vinho. Porém, alguns deles estão com a descrição “União Européia” na capa e outros sem essa nomenclatura. 

Para quem prefere que o seu passaporte seja sem a citação UE, infelizmente, isso não será possível. É somente por escolha das autoridades entregar aleatoriamente ao solicitante. Portanto, você ao pedir o novo passaporte não poderá escolher a versão que deseja. 

Sobre a validade dos passaportes sem “União Européia” na capa, o governo explica:

“Não haverá diferença para os cidadãos britânicos se eles estão usando um passaporte que inclui ou não as palavras União Européia. Ambos os projetos serão igualmente válidos para viajar”

Sobre essa mudança, a decisão enfureceu aqueles que solicitavam novos passaportes, pois eles esperavam manter um emblema de membro da UE. 

Sendo assim, a partir da data de saída do Reino Unido, o governo pretende deixar de emitir passaportes com as palavras “União Européia” na capa.


2 – Passaportes no fim de 2019

Os passaportes azuis sem as palavras “União Europeia” serão emitidos a partir do fim de 2019. O governo já explica: “se você renovar seu passaporte entre o final de 2019 e o início de 2020, será emitido um passaporte britânico azul ou borgonha/vinho. 

Portanto, você não poderá escolher se recebe um passaporte azul ou borgonha/vinho durante esse período. Agora, a partir do início de 2020, todos os passaportes britânicos serão emitidos nas cores azuis.


Passaportes britânicos perto de expirar

Os passaportes britânicos que estão prestes a expirar podem precisar ser renovados mais cedo no caso de um Brexit sem acordo. Agora, se o Reino Unido deixar a UE com um acordo, então, haverá um período de transição, durante o qual o Reino Unido permanecerá dentro da UE.


Como visto, os novos passaportes britânicos passarão por mudanças, com ou sem acordo do Brexit. E você precisa estar informado, caso necessite emitir um futuramente. 

Se desejar comentar, fique a vontade! E, se quiser, pode compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui