A partir de 2021, brasileiros precisarão do Etias para viajar a Itália por até 90 dias. Então, caso esteja planejando fazer uma viagem a esse destino, deverá providenciar esse documento obrigatório. Saiba como você pode adquiri-lo e outras informações úteis para viajar tranquilamente!

Conhecido como novo visto para brasileiros, o Etias – Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, será um requisito obrigatório para viajar a Itália a partir de 2021. Sendo assim, você deverá incluí-lo como um dos itens a serem realizados antes de embarcar.

Embora muitas pessoas o atribui como “visto” ou “mini visto”, mas a verdade é que ele é um documento de autorização para a entrada de brasileiros à Europa.

Então, ele é denominado assim devido a ser um item para ingresso ao país. No entanto, é importante destacar que para ser um visto mesmo é necessário outros requisitos mais rígidos e o Etias é muito mais simples e tranquilo de adquirir.

Outro aspecto importante é que após o prazo de 90 dias na Itália, o Etias já não servirá para continuar no país, caso seja necessário. Neste caso, agora sim, você deverá providenciar o visto permanente a fim de permanecer legalmente e não ter complicações com as autoridades locais.

Agora que ficou esclarecido que o Etias não é um visto, mas uma autorização de entrada à Itália, veja como ele funcionará. Também aprenda como você pode adquirir essa autorização que tem como objetivo reforçar a segurança na fronteira para proteger o turista, o viajante e o europeu.

Etias para viajar à Itália – Como funcionará?

Viajar à Itália é uma experiência das mais gratificantes e inesquecíveis. Por ser um destino com excelente gastronomia, cultura e paisagens deslumbrantes, muitos brasileiros a escolhe para passar as férias ou ter uma incrível lua-de-mel.

Um dos exemplos que levam muitos viajantes para esse destino é a famosa Toscana, um destino conhecido como a terra dos vinhos oferecendo deliciosos sabores ao paladar.

Além desse, há também a possibilidade de conhecer Roma, Veneza, Silícia, Florença etc. Cada um deles com seu toque peculiar que atrai pessoas do mundo inteiro. Por essa razão e outras, a Itália tem sido a preferência de brasileiros e estrangeiros.

Então, devido a essa grande procura é que houve a necessidade de exigir a autorização Etias para a entrada na Itália. E, desse modo, proporcionar um ambiente seguro para todos.

Portanto, em 2021 ele será exigido a cada viajante que deseja não apenas ir à Itália, mas a todos os países membros do espaço Schengen, um tratado de acordo para livre circulação de pessoas.

Atualmente, fazem parte do Schengen um total de 26 países da Europa permitindo que o turista permaneça no local por até 90 dias (3 meses) de forma legal.

Desse modo, a exigência é obrigatória, pois do contrário o turista será barrado e impossibilitado de entrar na Itália.
O Etias para viajar à Itália é um sistema eletrônico onde você pode acessar de onde estiver mediante o uso da internet. Assim, o processo para preenchimento do formulário é online, simples e rápido.

Após essa etapa, você pagará uma pequena taxa. Depois disso, o seu pedido será processado pelo banco de dados do sistema Etias e, caso seja aprovado, receberá uma mensagem de confirmação. E, se for negado, você descobrirá o motivo e, se quiser, poderá recorrer.

Etias para viajar à Itália – Requisitos necessários

Para obter a autorização Etias para viajar à Itália é imprescindível cumprir com os requisitos exigidos pela Comissão Européia. Sendo assim, são estes listados abaixo:

  • Passaporte válido por 6 meses
  • Cartão de débito ou crédito para pagamento da taxa Etias.
  • Responder ao questionário do formulário Etias com os seguintes dados: nome completo, data e lugar de nascimento, sexo, número de telefone, e-mail válido, grau acadêmico ou emprego atual, país-membro de chegada, além de outros detalhes

É importante que cada informação inserida no sistema Etias seja correta e verdadeira. Portanto, preste bem atenção no momento em que estiver realizando esse cadastro.

Etias para viajar à Itália – Como adquirir?

Ao saber dos requisitos e identificar que cumpre com todos eles, chegou a hora de descobrir como você pode adquiri-lo. Apesar do sistema estar disponível a partir de 2021, segue abaixo algumas instruções:

  • Haverá uma plataforma online onde você acessará para preencher o formulário
  • Deverá realizar o cadastro no sistema Etias para começar inserir os seus dados.
  • Após o preenchimento completo do formulário no sistema Etias será emitido a taxa para pagamento.
  • Depois que pagar a taxa, ele será analisado pelas autoridades competentes.
  • Em seguida, você deverá aguardar a mensagem de confirmação ou negação do pedido no e-mail que informou no ato da solicitação.

Pronto! Em menos de meia hora, o Etias para viajar à Itália é enviado restando apenas torcer para que seja aprovado na análise das informações.

Etias para viajar à Itália – Considerações finais!

Como visto, o Etias é um documento digital que você poderá realizar pela internet, o que facilita bastante a vida do viajante. Para que você saiba de algumas informações pertinentes, leia abaixo algumas considerações finais a seu respeito:

Todo o processo de solicitação do Etias é online, então, não precisará se dirigir até o consulado ou embaixada.

Com essa iniciativa da Comissão Européia, o Etias controlará a imigração irregular reforçando a segurança na UE – União Europeia.

Se for negada a sua solicitação, você poderá recorrer.

Será preciso imprimir, no mínimo, duas cópias desse documento aprovado a fim de apresentar quando necessário.

Como lido, o Etias será bem simples e fácil de obter devido à facilidade do processo feito pela internet. Por isso, fique tranquilo que a atutorização Etias é um procedimento que beneficiará a todos!

Se desejar comentar algo a respeito, fique à vontade! E, se gostou e achou útil o que leu, compartilhe com mais e mais amigos e familiares!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui